A palavra cibernética vem do grego kybernetiké, ou seja, téchne kybernetiké, que pode ser traduzido por: a arte do piloto. Piloto este que controlava os barcos na antiga Grécia. Na prática, cibernética é o estudo e técnica do funcionamento e controle das conexões nervosas nos organismos vivos. Mais tarde esse conceito veio a ser aplicado na informática para designar o controle e a programação que os computadores obedecem.
Portanto BIO – CIBERNÉTICA faz referência a uma programação biológica básica escrita em nosso DNA.
O nosso DNA, nosso código genético humano, carrega toda a informação biológica de como devemos desenvolver nossos corpos, mentes e habilidades.
É um sistema que precisa de certos estímulos para avançar para a próxima etapa.
Em nosso código genético está a informação que teremos 2 braços, 2 pernas, 2 olhos, 32 dentes, 1 língua, etc…
Esse mesmo código diz que quando completamos 9 meses de gestação, é a hora de sair da barriga da mãe.
A partir do momento que saímos da barriga da mãe, o sistema nervoso recebe informações e estímulos que dizem: “-Ok. Agora você já pode crescer.”
E para cada fase, para cada estímulo natural, ocorre uma autorização neurológica para avançar e evoluir para próxima etapa.
Então a Biocibernética é a área que estuda os estímulos biológicos que o individuo deve receber para cumprir com o seu Programa Biológico e assim se desenvolver plenamente.
Imagem mostrando a evolução de crânio de recém nascido até adulto.
Precisamos nos atentar para o fato que a sociedade evoluiu muito mais rápido que a nossa biologia poderia acompanhar. Por essa razão várias etapas do Programa Biológico, que está escrito no DNA, não estão sendo cumpridas.
Quais as consequências disso?
– Deformidades esqueléticas
– Redução da capacidade cognitiva
– Redução da imunidade
– Aparecimento de dores misteriosas
– Redução da capacidade de controle emocional
– entre outras.
Vamos exemplificar de maneira simples e resumida:
O Programa Biológico, escrito no DNA, diz que essas são as etapas de desenvolvimento:
Após a fecundação inicia-se a formação do individuo.
Ele deve nascer via parto normal, para que ocorram compressões ósseas e estímulos neurológicos que informarão ao sistema: “EU NASCI.”
Agora o próximo passo é a amamentação no peito materno, onde o individuo irá aprender a deglutir e se alimentar. Notemos que o mamilo é pequeno se comparado ao bico de uma mamadeira. Portanto o processo de deglutição também tem um padrão biológico pra ser seguido.
Os dentes começarão a nascer.
A criança inicialmente rola, depois rasteja, então engatinha, fica de pé e finalmente anda. Isso são etapas do programa sendo cumpridas.
E existe uma infinidade de situações que vão permitir o pleno desenvolvimento desse individuo, tornando-o saudável para caça, reprodução, socialização, cuidado da prole, etc.
Todo e qualquer desvio no cumprimento do Programa Biológico pode levar a uma deficiência no desenvolvimento daquele individuo.
Vou citar alguns exemplos do descumprimento do Programa:
– Parto cesariana
– Chupetas e mamadeiras
– Andadores
– Extração de dentes de leite antes da hora
– Respiração bucal
– Experiências e frequência de atividade sexual (coito)
– Falta de atividades físicas na infância e adolescência
– Horário irregular de dormir
– Hábitos alimentares
– etc…
Quando um ou alguns desses programas não são cumpridos, o sistema nervoso entende que o individuo ainda não pode passar para a próxima etapa de crescimento, e por isso fica mais fácil de ocorrer deformidades ósseas ou mesmo redução da capacidade cognitiva.
Observe que raramente vemos um indígena de qualquer país que tenha os dentes tortos e precise usar aparelho. Isso ocorre pois esses indivíduos tem uma tendencia maior a cumprir o programa biológico pois vivem em uma sociedade mais natural, onde nasceram de parto normal, foram amamentados apenas no peito, não usaram chupeta, aprenderam a andar sem andadores, tiveram uma alimentação mais natural e assim desenvolveram suas massas esqueléticas, musculares e neuronais com melhor eficiência.
Por outro lado, em nossa sociedade urbana, onde a maioria das crianças nascem via parto cesariana e os pais não tem mais tempo e nem paciência para cuidar dos filhos (isso não é uma crítica, mas sim uma constatação), é fácil observarmos que a maioria das crianças apresenta alguma deformidade esquelética. Observe que hoje quase todo adolescente ou jovem precisa usar aparelho nos dentes. Pois bem, se os ossos da face não se desenvolverem plenamente, é óbvio que não haverá espaço suficiente para os dentes e para a língua.
Na imagem abaixo, obtida dos consagrados trabalhos do Dr. Weston Price, podemos observar que os dentes de indivíduos de sociedades mais tribais e primitivas tem mais qualidade e são alinhados. Por outro lado, os dentes de crianças a adultos americanos do inicio do século XX já mostravam sinais de comprometimento de espaço e outras doenças, devido a implementação de uma cultura mais urbana e industrial.
Esse é um assunto longo e que poderia render muitos outros parágrafos, mas creio que em resumo você entendeu o significado da Biocibernética.
Portanto a Biocibernética Bucal é a área que estuda, previne e trata através da boca, os problemas causados pelo descumprimento do programa biológico.
Possibilidades através de um tratamento da Biocibernética:
– Aumento da capacidade cognitiva
– Melhora do raciocínio e memória
– Redução de dores no corpo
– Melhora da postura da coluna vertebral
– Melhorar a qualidade do sono
– Melhora a capacidade de controle emocional
– Entre outros.
Se você deseja saber mais sobre o assunto, procure um dentista biológico