Bruxismo se refere ao hábito voluntário ou involuntário de esfregar os dentes com força (ranger os dentes). O Bruxismo pode ser noturno, enquanto se está dormindo, que é o mais comum, ou pode ser diurno, quando está acordado, muito raro. Briquismo ou Apertamento, refere-se ao hábito voluntário ou involuntário de apertar os dentes com força uns contra os outros em qualquer momento, seja acordado ou dormindo, mas sem esfregá-los. Ambas situações, bruxismo e briquismo, prejudicam os dentes e merecem um tratamento adequado.
Entre os sintomas mais comuns estão: Desgaste dos dentes, dores de cabeça, dores no pescoço, dores nos ombros, dores na face, dores na articulação da boca (ATM), dentes sensíveis ou doloridos, dores ao comer, entre outros.
Existem várias causas para o aparecimento dessa situação, entre elas podemos citar: Estresse emocional, cansaço físico, ausência de dentes, deficiência de nutrientes, tensão muscular, mordida desequilibrada, inflamações na região de cabeça e pescoço, postura ruim, tratamento odontológico mal ajustado, e outras mais.
É muito comum que alguns dentistas indiquem o uso de plaquinhas para dormir, mas ocorre que essas plaquinhas na maioria das vezes são apenas um paliativo que não tratam o bruxismo e tem o único propósito de proteger os dentes do desgaste.
Também existe o tratamento com Botox, que nós da Odonto Sistêmica também não recomendamos, pois apensar de parecer inofensivo, o Botox pode facilitar doenças em outras partes do corpo longe do ponto de aplicação.
Fato é que o tratamento efetivo e sério consiste basicamente em 4 pontos:
1- tratamento da desordem emocional com psicólogo
2- Estabelecer uma mordida estável e equilibrada
3- Tratar a tensão muscular da cabeça, da face e do pescoço
4- Suprir eventuais deficiências nutricionais ou bioquímicas
Muitas vezes ao tratar apenas 1 desses pontos, já ocorre a melhora do quadro.
Em alguns casos, uma verdadeira minoria, a plaquinha ainda pode ser necessária.
Se você deseja investigar mais sobre o assunto desse conteúdo, procure um dentista biológico.