A extração de sisos ou qualquer outro dente é um procedimento corriqueiro do dentista atual, sendo que a maioria dos dentistas executam essa cirurgia de forma tranquila, rápida e indolor.
Mas existe uma situação que poucos dentistas estão familiarizados, uma lesão, uma doença, uma patologia que é muito comum e pouco falada, e está diretamente relacionada com a extração de dentes.
Essa lesão em português, comumente recebe o nome de Cavitação. Também é chamada de NICO (Neuralgia Induzida por Cavitação Osteonecrótica) ou FDOJ (Fatty Degenerative Osteonecrosis of the Jawbone – Osteonecrose Gordurosa Degenerativa dos Maxilares).
A cavitação se forma nos ossos após a extração de dentes quando a pessoa está com alguma ou algumas dessas situações:
No local da extração, o organismo deve formar e preencher com osso, porém quando há alguma das situações acima o organismo pode falhar em produzir um osso de qualidade e no local se forma essa lesão, a Cavitação.
A presença de Cavitação é sem dor, sem aparência e silenciosa. Porém o organismo produz uma reação inflamatória de defesa contra essa lesão silenciosa. Essa reação libera na circulação Citocinas Inflamatórias constantemente, essas substâncias ao longo do tempo se alojam em outras pastes do corpo e causam doenças aparentemente sem relação, por exemplo:
Um grande problema é que essa lesão não pode ser detectada em radiografias, pois ela possui uma densidade semelhante a do osso normal, e nem sempre é possível identificá-la em tomografias.
O diagnóstico é feito através de uma consulta com profissionais experientes, avaliação dos sintomas e sinais, e resultados de exames específicos.
Esse diagnóstico pode ajudar na elucidação de dores e doenças misteriosas, que não melhoram com tratamentos e se arrastam por longos períodos de sofrimento.
Ainda não se convenceu?! Dê mais uma pesquisada;
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3636973/
https://www.hindawi.com/journals/ecam/2015/582520/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5927352/
https://europepmc.org/abstract/med/28685531
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4144985/
https://link.springer.com/article/10.1186/s13167-015-0032-4
https://journals.sagepub.com/doi/full/10.4137/BCBCR.S15119
https://link.springer.com/article/10.1007/s13167-018-0138-6
https://www.nature.com/articles/ncprheum0087
Se você deseja saber mais sobre o assunto, procure um dentista biológico