Os metais são materiais utilizados para restaurar dentes há muito tempo, e mesmo hoje ainda são amplamente utilizados por dentistas no mundo todo. Existe uma tendência desses materiais entrarem cada vez mais em desuso, pois a coloração do metal já não é mais aceita esteticamente.
Hojé é muito comum encontrarmos restaurações (obturações) de amalgama nos dentes de várias pessoas. O amalgama é uma liga metálica, ou seja, a junção de alguns metais diferentes, que unidos oferecem boa resistência e durabilidade. Não é incomum encontrarmos restaurações de amalgama que foram feitas há mais de 10 anos e ainda estarem em bom estado de conservação. Portanto o amalgama foi por muito tempo considerado um dos melhores materiais para restaurar dentes.
Porém recentemente alguns estudos estão demonstrando vários problemas associados a presença de metais dentro da boca, isso diz respeito ao amalgama e também aos outros metais e ligas utilizadas para tratamentos odontológicos. Alguns metais utilizados em materiais odontológicos são: Prata, Estanho, Mercúrio, Cobre, Zinco, Cobalto, Cromo, Ouro, Níquel, Paládio, Alumínio, Titânio.
Os amalgamas dentários utilizam mercúrio em sua composição, e esse mercúrio “escapa” da restauração e vai para o organismo com o passar dos anos.
O mercúrio causa doenças pois afeta a atividade de proteínas e enzimas do corpo, causando problemas no sistema imune (sistema de defesa), sistema cardiovascular (coração e circulação), trato gastrointestinal (do estomago aos intestinos), nos cromossomos (DNA), hormônios e sistema nervoso.
Não apenas o mercúrio, mas os outros metais quando utilizados na boca, liberam íons que causam reações imunológicas silenciosas que desregulam a imunidade, deixando a pessoa mais susceptível ao aparecimento de doenças.
Existe também um outro mecanismo pelo qual os metais causam patologias, que é a captação de interferência eletromagnética.
No ambiente que vivemos hoje, estamos cercados de ondas eletromagnéticas naturais e artificiais. As ondas artificiais (por exemplo: WiFi, rádio, satélite, GPS, Televisão, Celular, Telefone, lâmpadas, entre outros) são carregadas de informação codificada, e os metais no organismo funcionam como antenas e captam essas ondas eletromagnéticas. Essa captação comunica ao Sistema Nervoso uma informação que não é possível de ser processada. O Sistema Nervoso passa a funcionar de forma incorreta, modulando as funções do organismo de forma irregular, levando ao aparecimento de doenças.
Preste muita atenção: Existem técnicas seguras de remoção de amalgama dos dentes, existem protocolos que devem ser seguidos para que seja uma remoção segura. Esse procedimento, para ser saudável deve ser executado por um profissional que irá fazer uma preparação nutricional antes, durante e depois da remoção. Além disso, existem equipamentos e aparatos de proteção que devem ser utilizados para evitar a contaminação com mercúrio durante a remoção do amalgama. Procure um profissional que está acostumado com as técnicas da Odontologia Biológica. No Brasil já são mais de 150 dentistas executando as técnicas da odontologia saudável e integrativa.
Alguns artigos recomendados:
http://www.orthomolecular.org/library/jom/1990/pdf/1990-v05n02-p095.pdf
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/ddg.12673
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/cod.12311
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1034/j.1398-9995.2000.00107.x
https://www.karger.com/Article/Abstract/78765
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1600-0501.2008.01544.x
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1046/j.1365-2133.2003.04936.x
https://link.springer.com/article/10.1007/s13167-018-0138-6
https://www.nature.com/articles/ncprheum0087
Se você deseja saber mais sobre o assunto, procure um dentista biológico