O Odontologia Neurofocal é a área que investiga, detecta e trata doenças do corpo que tem origem na boca. Também investiga, detecta e trata doenças do corpo que estão causando problemas bucais.
Vamos trazer alguns conceitos para explicar como isso é possível e elucidar o mecanismo das doenças que ocorrem a distância.
Primeiramente, pra ficar claro, vamos chamar de Doença a distânciaqualquer patologia, sinal ou sintoma que ocorra em uma área do corpo que não está próxima do dente, por exemplo, o dente molar superior inflamado pode causar dores no joelho e um joelho machucado pode causar dores no molar superior. Nesse caso teríamos uma situação de Doença a distância.
Agora vamos entender algumas coisas:
COMO FUNCIONA O CORPO?
1- O Sistema Nervoso controla praticamente todos as reações do organismo. Reações imunológicas, bioquímicas, hormonais, inflamatórias, emocionais, motoras (movimentação), sensoriais (5 sentidos), raciocínio lógico, digestão, batidas do coração, etc… No Sistema Nervoso toda a informação é transmitida de forma eletroquímica.
2- Durante o desenvolvimento do bebê dentro da barriga da mãe, membros, órgãos e estruturas se formam a partir de zonas em comum. Por exemplo, a mesma estrutura que dá origem ao pulmão, também origina o intestino grosso, algumas vértebras, a glândula timo, entre outras estruturas. Como tem uma origem em comum, essas estruturas ficam neurologicamente conectadas, ou seja, conectadas pelo Sistema Nervoso, ainda que não sejam próximas umas das outras. Isso significa que existe um trajeto de nervos e terminações nervosas que conectam essas estruturas.
3- Essas ligações entre as estruturas já foram descobertas e mapeadas. O nome mais comumente utilizado para cada grupo de conexões e seus trajetos no sistema nervoso é Meridiano(nome adotado primeiramente pela Medicina Tradicional Chinesa). O nome dessa conexão não importa, pois vários pesquisadores e várias culturas deram nomes diferentes para a mesma descoberta, podemos chamá-la de Trajeto Neural, Percurso Neurológico ou Zona de Conexão, que são nomes que eu acabei de pensar enquanto escrevo, tanto faz, o que realmente importa é sabermos da existência desse sistema, o qual utilizaremos o nome de Meridiano.
4- O corpo também possui outro sistema que deixa todas as estruturas interconectadas, é o chamado Sistema Básico de Pischinger, formado principalmente pela substância fundamental amorfa, que são os nutrientes e substâncias do corpo que não estão dentro das células, mas estão interligando as células. Esse sistema é como se fosse um “mar” que está no corpo todo e transmite informação de forma química, elétrica e magnética.
Cada parte do organismo está conectada ao resto.
COMO AS DOENÇAS A DISTÂNCIA OCORREM?
Quando há alguma interferência no Sistema Nervoso ou no Sistema Básico de Pischinger, então a informação começa a ser transmitida e replicada de forma incorreta e incompatível com a saúde.
Quando uma região do corpo está com uma interferência, dizemos que aquela área tem um Campo Interferente(também chamado de Memória Inflamatória), e aquela parte do corpo é chamada de Zona de Parabiose.
Algumas situações que criam Campos Interferentes e Zonas de Parabiose:
Traumas físicos (cortes, fraturas, inflamações em geral, cicatrizes, cirurgias, amputações, tratamentos de canal, extração de dentes, entre outros) Traumas emocionais (estupro, morte de entes queridos, violência física ou verbal, acidente de carro, entre outros)
Estresse emocional (depressão, ansiedade, pânico, raiva, preocupação, problemas de relacionamentos, problemas no trabalho, etc) Intoxicação química (alimentação ruim, desnutrição, envenenamento, metais pesados, falta de nutrientes, hábito de fumar, alcoolismo, entre outros)
Quando uma estrutura sofre com uma inflamação, por exemplo, rompimento do ligamento do joelho, o Sistema Nervoso registra aquele acontecimento como um evento que demandou cicatrização e trabalho para o corpo. Esse registro é chamado de Memória Inflamatória. A memória inflamatória acumulada em uma região impede o fluxo normal da informação no Sistema Nervoso, portanto as estruturas conectadas com aquele meridiano não recebem e nem processam a informação de forma correta. Dessa maneira, todas as estruturas que compartilham o mesmo meridiano ficam fragilizadas e susceptíveis ao aparecimento de doenças. Por exemplo, uma inflamação do joelho, com dor, que se estende por um longo período de tempo, pode causar uma dor aparentemente injustificável no molar superior íntegro. Aos olhos cartesianos de um profissional inexperiente, provavelmente o tratamento de canal seria indicado para solucionar a dor do dente, mas quando casos assim ocorrem, a Terapia Neural costuma resolver a situação tanto do dente como do joelho, sem necessidade de intervenções invasivas.
O QUE É E COMO É FEITA A TERAPIA NEURAL?
A terapia neural utiliza uma informação elétrica em pontos específicos do corpo, dando uma informação terapêutica, um estimulo que o organismo vai processar segundo as próprias necessidades.
Utiliza-se a injeção de um anestésico em baixíssima concentração nas Zonas de Parabiose ou Campos Interferentes. O objetivo não é anestesiar, e sim induzir uma auto-regulação eletroquímica no local da injeção. Esse procedimento “apaga” a Memoria Inflamatória e faz com que o Sistema Nervoso retome o fluxo normal de informação. Em geral isso é suficiente para eliminar doenças misteriosas, sem causa aparente, que não respondem aos tratamentos alopáticos ou homeopáticos.
Leitura recomendada;
https://academic.oup.com/brain/article/139/12/3296/2411957
https://www.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/107555302760253603
https://www.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/107555302760253577?journalCode=acm
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1600-0404.2006.00600.x
https://www.pnas.org/content/95/5/2670.short
http://terapianeural.com/images/stories/CONGRESO_2012/PONENCIES/JUAN_C_JIMENEZ.pdf
Livro: El testamento de una Nueva Medicina. Dr. Ryke Geerd Hamer.
Livro: Descodificación dental. Lo que dicen los dientes de los hombres. Tomo 1. Dr. Christian Beyer.
Livro: Terapia Neural según Huneke. Lorenz Fischer.
Livro: Atlas de Terapia Neural. Han Barop.
Se você deseja saber mais sobre o assunto, procure um dentista biológico